Páginas

terça-feira, 18 de maio de 2010

Meme das atitudes conscientes





Achei esse meme, em uma "navegada" e resolvi postar.

O que exatamente estamos fazendo com essa tal consciência ecológica? Esperando o final dos tempos?? Acreditar que o nosso gesto pode sim ajudar o planeta é fundamental, coisa de formiguinha mesmo. Cada um faz sua parte e o planeta sofre menos...

Meme é sempre uma brincadeirinha, mas que faz a gente pensar, então vamos lá.

A idéia é a seguinte:

"Poste as 3 atitudes ecoconscientes que você praticou/pratica/pretende praticar na sua vida (ou na sua casa, no seu trabalho, no boteco, etc.) para melhorar a situação ambiental do planeta Terra."

Você pode escolher o tempo verbal, afinal sempre é tempo.

Se você for um mega- ecoconsciente e tiver mais de 3 atitudes, não se acanhe, é só postar! Agora se não achar...vale, vou fazer, daqui pra frente, se Deus quiser....

Vamos começar?

Minhas respostas:

* faço coleta seletiva
ainda não é como eu gostaria,mas estou aprendendo. A cada dia me aprimoro mais. No começo foi meio sacal,mas hoje não posso ver uma garrafa pet no meio do lixo orgânico, chega dá nojo!

* levo sacola eco ao supermercado
também aqui não estou nota 10, mas tenho tentado. A Ro ,minha irmã é melhor que eu, ela sempre leva!

* diminuir o tempo do banho
percebam que aqui o tempo é outro, porque eu realmente não consigo. Preciso, sei que devo, mas não consigo. Adoooro tomar banhos longos! Mas vou fazer, pelo menos diminuir...


Passe adiante, vamos ver se tomamos consciência e mudamos o fim da história!

domingo, 9 de maio de 2010

Dia das mães


Hoje o tempo mudou...esfriou um pouco. Lembrei que comprei abrigos novos. O da Cica é verde e preto, um verde diferente, mas combina com ela é um verde sereno. O da Ju é vermelho, a calça é lisa e o blusão listrado, ela fica toda toda com ele... e o do Mano é amarelo e preto, ele só disse que é quentinho,mas ficou enorme! Tá eu sei que estão um pouco grandes, mas eles estão crescendo muito rápido!
Daqui a pouco a Cica vai querer namorar, e logo depois a Ju...
Será que o Maninho vai continuar no Independente? Ser mãe é difícil, a arquibancada daquele ginásio é gelada e eu não digo nada, mas acho que não é no futebol que o talento dele vai aparecer....!!!
Mas eles estão crescendo! Eu estou louca pra ver no que vai dar. O que será que eles vão ser quando crescerem?? Será que vão sair pelo mundo?
A Cica se apaixonou pelo Indiana Jones, disse que vai ser arqueóloga ou então vai pra Noruega, já que está louca pelos meninos do AHA...
A Ju não sei não, acho que o negócio dela tá mais pra Fátima Bernardes, ela não sai da frente do espelho!
E o Mano?? Uma cabecinha que não pára. Curioso, atento, sensível. Não sei , talvez ele saia pelo mundo descobrindo outras culturas, talvez escreva sobre tudo isso que ele observa....
Só o que desejo é que sejam felizes. Em Madrid, Lavras ou Porto Alegre não importa, quero, desejo, espero, que sejam felizes!
O tempo mudou, é hora de colher netos!

sábado, 1 de maio de 2010

Constelações Familiares

No início do mês voltei para a minha formação em Constelação Familiar.
O Instituto Bert Helinger, da Alemanha, envia ao Brasil um de seus professores para ministrar os módulos de formação de consteladores, com 8 módulos completamos o curso, um processo que dura dois anos. Comecei em 2006 e acabei me afastando por mil motivos pessoais e só agora retornei.
Quando conheci Constelação Familiar fiquei em choque. Parecia que tudo que eu intuía estava ali, diante dos meus olhos.
Já tinha trabalhado com energias muito sutís, mas o fenômeno que ocorre na Constelação Familiar, é impressionante e belo. Partindo da psicologia sistêmica Hellinger desenvolveu essa terapia que busca o reequilíbrio das ordens do amor.
Desde que tive acesso resolvi que queria ir fundo para conhecer melhor esta terapia e é o que tenho feito. Não vou aqui explicar do que se trata, por ainda não me sentir em condições para tanto, mas publico um texto do blog Good News Brasil, para que cada vez mais pessoas tenham acesso a essa terapia libertadora. Coisas de Terceiro Milênio!!

As ordens do amor


Bert Hellinger é o "pai" da psicoterapia por ele desenvolvida conhecida como "As Ordens do Amor" ou "Constelações Familiares". Para ele, o amor é o único sentimento básico. Outros sentimentos, como raiva e medo, são secundários, porque derivam da falta de amor.

Não foi por acaso que redescobriu durante o seu trabalho com centenas de sistemas familiares que o reconhecimento do amor que existe no seio das famílias comove as pessoas e muda suas vidas. Porque um amor rompido em gerações anteriores pode causar sofrimentos aos membros posteriores de uma família, o processo de cura exige que os primeiros sejam relembrados.

Enfim, Hellinger é um psicoterapeuta que faz um trabalho inovador, eficaz e bastante interessante. Encontrei um belo texto sobre a sua teoria e prática, talvez um pouco longo para colar aqui. Então aí vai o link, do Portal do Servidor do site do Senado Federal.

Samuel em "Alfabeto ao contrário"


Para o Martín!

Além-mar, Martin, você nasceu.
O mar compõe o seu nome.
Nome de pássaro, amigo das águas.

Paira no ar, antes de mergulhar.
Seu lugar é na barranca dos rios,
Seu habitat é nos campos,
Seu canto é uma risada.

Aqui tem mais água, Martin.
Aqui é mais verde
- Vem pra casa Martin!

Poema da Tia Avó Morbach

As ordens do amor!




Que buraco é esse chamado desamor...
Buraco enorme que faz alguém odiar....
Nunca considero ninguém criminoso, nunca consegui. Sou contra presídios , cadeias e qualquer tentativa de transformar um ser humano em coisa, em bicho...de encarcerar. Acho que todos sem excessão são vítimas.
Sou ingênua? Não sei, talvez...
Mas acredito verdadeiramente que um criminoso, um marginal está sim à margem, fora das ordens do amor.
Acredito que quem me agride, que quem tenta me ofender e machucar está doente, doente da alma. Alguém que não teve, ao contrário de mim, a benção de ser amado.
Verdade, sempre me compadeço do agressor.
Sempre ouvi de forma pejorativa: lá vem a defensora dos direitos humanos.
Muitos me perguntam: e se fosse com um filho seu? Não posso dizer nada de provas que não passei, mas acho que me compadeceria pelo meu filho e pelo criminoso.
Me impressiono e me compadeço de pessoas que usam seus dias, suas horas de folga até, para agredir.
Quanto desamor, né?
Em vez de namorar, beijar na boca, deitar à sombra de uma árvore, tomar um banho de mar...
tanta coisa boa pra fazer....!
Acho que a resposta é mesmo o desamor. Que mãe, que pai, teve uma pessoa assim?
Quando se olha no espelho se vê feio?
Não sei, me compadeço... porque sou tão feliz. Não que meus problemas estejam todos resolvidos, longe disso, mas amo e sou amada.Pelo meu companheiro, pelos meus filhos e netos, por meus irmãos, amigos.
Que falta faz o amor!