Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Não confio em ninguém com menos de 30!!!


Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".

Complicou?? Você sabe o que é, mas não sabe definir??? É assim que é, todos sabemos de algum modo o que é e o que não é ético, mesmo não sabendo definir.

Importa que a conduta do ponto de vista do bem e do mal segue modelos sociais e pode, de acordo com a época e os costumes mudar, ou não???Rsrs


Não é pegadinha, só estou pensando e convidando todos a pensar.

Ando muito assustada, não sei se é o melhor termo, chocada talvez, com o que eu comecei a chamar de nova ética ou ética dos novos.

Um dos efeitos colaterais de envelhecermos é cada dia encontrarmos mais jovens nos locais de trabalho, e o que tem me chocado é perceber que há uma nova ética surgindo com eles. Digo nova ética, porque o que eu chamaria de falta de caráter, crocodilagem, puxação de tapete, e, portanto pouco ético, é considerado pelos jovens profissionais, como o que se deve fazer.


Ora, se é o meu emprego que está em jogo? Se eu perderei a promoção? Se ele vai se sobressair, eu tenho (como se fosse obrigação), que agir, puxar o tapete, entregar o colega, me sobressair!

E tudo isso dentro da New Ética!

Marcos Valle e seu irmão Paulo Sérgio compuseram uma música em que eles diziam: "Não confio em ninguém com mais de trinta".
Na contracultura dos anos 60, ter trinta anos era uma espécie de data-limite para pactuar com o sistema.
Agora penso que se inverteu a lógica: Não confio em ninguém com menos de trinta!!!



Com mais de 30- Marcos Valle
Não confio em ninguém com mais de trinta anos
não confio em ninguém com mais de trinta cruzeiros
O professor tem mais de trinta conselhos
mas ele tem mais de trinta mais de trinta
não confio em ninguém com mais de trinta ternos
Não acredito em ninguém com mais de trinta vestidos
o diretor quer mais de trinta minutos
pra dirigir sua vida a sua vida sua vida sua vida
não meço a vida nos coisas que eu faço
e nas coisas que sonho e não faço
eu me desloco no tempo e no espaço
passo a passo faço mas não caço
faço mais um passo traço a passos
ou prisioneiro do ar poluído
eu conheço de ouvir
eu me desloco no tempo e no espaço
na fumaça um mundo novo eu faço
Faço um mundo novo na fumaça.

3 comentários:

  1. Que coisa, Dolores!

    Fico me perguntando como chegamos a isso...

    Tanta informação, tanta facilidade para se aprender qualquer coisa e deixamos de lado aquilo que deveria ser intrínseco ao ser humano: generosidade, honestidade, bom-senso... humanidade, mesmo!

    Quem sabe um dia as coisas mudam?

    ...

    Bom relembrar esta música!!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb nao confio na ética do capital!

    ResponderExcluir