Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Atitudes conscientes já!

O mundo está mesmo mudando. Para os pessimistas de plantão que só veêm crime e violência, digo que há 15 ou 20 anos atrás a preocupação com ecologia simplesmente não mobilizava ninguém, hoje o assunto está na pauta de muita gente boa e é claro que isso é um forte sinal de evolução.
Dias atrás coloquei aqui no blog um meme falando sobre o que estamos fazendo no nosso dia a dia para respeitar o planeta e dias depois recebi de uma amiga querida, um email com esta dica que repasso para vocês.
Para quem já excluiu as poluidoras sacolas plásticas um lixinho totalmente reciclável e super fácil de fazer!!

A Márcia descobriu esta dica no Blog De Verde Casa.
Veja:

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.
Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!

Que tal?

Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

domingo, 6 de junho de 2010

Pra gurias!

Eu e as minhas filhas temos uma história em alguns aspectos diferente da maioria. Como tive as duas antes de completar 20 anos, muitas coisas não tive tempo de aprender, para ensinar.
Um exemplo disso é a minha incapacidade de fazer as unhas. Afinal no meio da minha adolescência a Cica nasceu e daí em diante passei a brincar com uma boneca, viva.
No mês passado tive dengue e fiquei de molho, na cama. A Cica e a Ju me fizeram companhia pelo skipe e eu comentei que não entendia como elas conseguiam fazer as unhas com perfeição. Isso não é coisa que se aprende com a mãe??Como disse , no nosso caso é diferente....
A Cica começou a me dar dicas. Faça assim, faça assado e eu , de molho, comecei a treinar. A Ju também me explicou como fazia, e eu vi o monte de cores que ela tinha no blog...
Eu tinha que tentar!
Que lástima, gastei muito esmalte, muita acetona, e tive muita, muita RAIVA. Que troço difícil!
Ok, não sou de desistir, continuei treinando, gastando acetona, passando raiva, mas olha a unha aí gente!!
Tá bom, não ficou 100%, mas vocês não tem idéia do progresso, tô me achando!
Pra vocês minhas filhas lindas que mais uma vez me ensinaram a viver!